Surge um novo modelo de parceria pública na Bahia

Publicado por admin em

FECBAHIA  e governo do estado realizam evento histórico

“Pela primeira vez na história da Bahia, os 28 presidentes dos consórcios públicos multifinalitários do estado tiveram a oportunidade de sentar na mesma mesa com o governador Rui Costa, com o vice-governador, João Leão, com o Presidente da Assembleia Legislativa e inúmeros  secretários estaduais para dialogar sobre o futuro do estado. Saímos extremamente otimistas e confiantes que surgiu um novo modelo de parceria pública que fará a Bahia ser exemplo para o Brasil”,  destacou o presidente da Federação de Consórcios Públicos da Bahia, prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. 

Este pensamento também foi compartilhado pelo governador Rui Costa que, por quase 4 horas, ouviu atentamente a pauta, alinhando ações administrativas e  estratégias para fortalecer estes novos organismos públicos. “Sou convencido e apaixonado por esta nova modelagem de administração pública. Parabéns Wilson Cardoso pela iniciativa”, destacou Rui, solicitando prioridade no agendamento de reuniões em cada consórcio. ´

O Presidente da União dos Municípios da Bahia, UPB, prefeito do município de Jequié, Zé Coca, também destacou os novos rumos que se iniciaram ontem, no Senai Cimatec.. “Hoje demos uma grande prova de união. Estamos aqui discutindo de igual para igual com todo poder executivo, assumindo mais responsabilidade, dividindo obrigações para melhorar a vida do nosso povo”, frisou Zé Cocá  

Destaques

A pauta debatida nesta reunião, que ocorreu ontem à tarde, foi resultado da assembleia extraordinária realizada pela manhã. Dentre as questões levantadas e atendidas, algumas foram extremamente festejadas pelos 28 presidentes. Em relação as obras federais inacabadas nos municípios, Rui demonstrou interesse em resolvê-las, solicitando  que o setor jurídico analise a possibilidade do estado destinar aos consórcios orçamento para concluí-las.

    A aquisição de 50 ambulâncias furgões e 4  caminhões usinas de asfalto também foi bastante comemorada, uma vez que estes veículos darão mais dignidade, através da sáude,  e facilitará a recuperação, manutenção e implantação de estradas. Neste tocante, o governador informou que alguns municípios já possuem este caminhão e sugeriu que os consórcios os busquem para compartilhar o uso evitando que o equipamento seja subaproveitado.

Projeto de Lei

No final da reunião, Wilson Cardoso entregou ao governador e ao presidente da Assembleia, Adolfo Menezes, a minuta de um Projeto de Lei estadual buscando apoio, incentivo e fortalecimento aos Consórcios públicos. Este texto foi debatido na assembleia ordinária que também promoveu alterações no estatuto da instituição criando as 6 diretorias: de saúde, infraestrutura, turismo e cultura,  meio ambiente e desenvolvimento sustentável, educação, desenvolvimento rural.  

Participaram da reunião os secretários estaduais de Planejamento, de infraestrutura, da Educação, do Meio Ambiente, Márcia Telles; da Agricultura  Desenvolvimento Rural, de Desenvolvimento Urbano, de Relações Institucionais, além de todos os secretários executivos dos consórcios. 

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial